domingo, 30 de setembro de 2012

SUGESTÕES/SITES de Jogos e atividades

Existem vários sites que podem ser usados, encontra-se aqui alguns que eu já conheço.

Página de dicas de vários sites:
http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm

Alguns SITES que encontrei,alguns eu conheço e outros não. Sugiro que antes de planejar as atividades com seus alunos verifique primeiro os sites, conheça-os.
http://jogoseducativos24.com.br/

http://www.atividadeseducativas.com.br/

http://www.barbie.com/diamond-castle/

http://www.box10.com/?bk1

http://clickjogos.uol.com.br/

http://www.jogosz.com.br/jogos-online/educativos/

http://www.fliperama.com.br/

http://www.mattel.com/games

http://iguinho.ig.com.br/

http://www7.jogos.com/

http://www.escolagames.com.br/jogos.asp

http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/

http://www.jogosdemenina.com.br/

http://www.jogosonline.com.br/

http://www.ojogos.com.br/

http://www.smartkids.com.br/

http://www.bebele.com.br/

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/

http://mdmat.psico.ufrgs.br/PEAD/espaco_forma/complementar4.htm

http://www.beaney.com/

http://www.guri.com/guri.htm

Pessoal aqui estão alguns sites para fazer download de jogos e softwares educativos.

http://www.atividadeseducativas.com.br/ Vá em downloads

http://www.ojogos.com.br/

http://www.rctsoft.com.br/

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/espaco/default.mspx

http://www.qdivertido.com.br/jogos.php

http://sitededicas.uol.com.br/software.htm

http://www.tiamonica.com.br/downloads/downloads.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/

http://www.lv.com.br/div/freejog.htm

http://www.esnips.com/web/JogosEducativos/#comments

http://www.megafile.com.br/tiatania/index.html

http://gcompris.net/-pt-br-

http://www.mackenzie.com.br/portal/principal.php

http://jogosdidacticos.blogspot.com/search/label/vogais

http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/search/label/Softwares

http://www.baixaki.com.br/download/sean-s-magic-slate.htm

http://www.baixaki.com.br/download/brincando-com-arie.htm

http://www.baixaki.com.br/download/jecripe.htm

Esses ultimos jogos é legal colocar na tradução de páginas, pois é tudo em inglês

Dispositivos eletrônicos vão auxiliar aprendizado de surdos

Educação especial

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 18:06
Estudantes com deficiência auditiva das redes públicas de ensino contam com novo equipamento para facilitar o aprendizado. Trata-se de um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de microfone, usado pelo professor, e um receptor para o aluno. A experiência, inédita na rede pública, tem como objetivo ampliar ações de apoio a pessoas com deficiência.

O projeto-piloto para uso da nova tecnologia, iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, tem a participação inicial de 200 estudantes de 80 escolas das cinco regiões do país. “Queremos proporcionar um documento de orientações para expandir o atendimento. Esperamos, a partir de 2013, já atender a educação infantil”, explica a diretora de políticas de educação especial da Secadi, Martinha Clarete Dutra dos Santos. Segundo ela, este primeiro momento será de monitoramento e avaliação dos impactos pedagógicos para os estudantes.

As instituições de ensino foram selecionadas pelas secretarias estaduais de educação. Cada escola elegeu o professor que trabalhará com o equipamento. As unidades de ensino selecionadas, além de públicas, contam com salas de recursos multifuncionais implantadas, oferecem atendimento educacional especializado e têm, matriculados nos três anos iniciais do ensino fundamental, estudantes com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora ou com implante coclear.

Frequência — O dispositivo adota o sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a voz do professor e eliminar os ruídos da sala de aula, de maneira a potencializar a acessibilidade acústica dos usuários de aparelhos de amplificação sonora e implante coclear (dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, para proporcionar sensação auditiva próxima à fisiológica).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a pesquisa sobre a nova tecnologia foi desenvolvida pela Secadi em parceria com o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a Universidade de São Paulo (USP), câmpus Bauru. A evolução do processo nas escolas será acompanhada também por especialistas de outras instituições de educação superior.

Os 80 responsáveis pela implementação do projeto-piloto nas escolas selecionadas, além de pesquisadores das instituições de educação superior integrantes da experiência, participaram de curso de formação, nos dias 25 e 26 últimos. Promovido pelo MEC, o curso abrangeu a formação de pessoas que atuam na área de atendimento educacional especializado.

Paula Filizola
Palavras-chave: educação especial, deficiência auditiva, chip

Política de Educação Inclusiva

Os resultados do Censo Escolar da Educação Básica de 2008 apontam um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes comuns do ensino regular. O índice de matriculados passou de 46,8% do total de alunos com deficiência, em 2007, para 54% no ano passado. Estão em classes comuns 375.772 estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Esse crescimento é reflexo da política implementada pelo Ministério da Educação, que inclui programas de implantação de salas de recursos multifuncionais, de adequação de prédios escolares para a acessibilidade, de formação continuada de professores da educação especial e do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na escola, além do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O propósito do programa é estimular a formação de gestores e educadores para a criação de sistemas educacionais inclusivos.

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. O Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Chegou o Mês de Outubro!!!







12 de Outubro Dia das Crianças!!



Abertas inscrições para o III Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência até 11 de outubro.



A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realiza pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência. Buscando o aprimoramento da gestão de suas políticas públicas, em especial na atuação com os municípios paulistas, a Secretaria quer novamente identificar e conhecer práticas inclusivas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência.
O período das inscrições é de 11 de setembro a 11 de outubro. Receberemos inscrições de todos os municípios do Estado de São Paulo. O objetivo é conhecer os programas, projetos e ações em prol dessa expressiva parcela da população, que soma mais de 9 milhões no estado de São Paulo, além de disseminar iniciativas inclusivas em todo o Estado e estimular implementação de novas.
Podem inscrever-se representantes da Gestão pública e de instituições não governamentais, sem fins lucrativos, por meio de registro de suas práticas inclusivas no Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Observatório pode ser acessado pelo link http://pgsp.sedpcd.sp.gov.br/, no qual é possível cadastrar as práticas inclusivas com o preenchimento de formulário específico. Todas as ações serão avaliadas e as selecionadas serão premiadas com o III Prêmio  Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência, em cerimônia festiva no final deste ano.
Haverá 30 finalistas e as 10 melhores práticas inclusivas, segundo critérios estabelecidos no Regulamento do Prêmio serão as vencedoras. As campeãs terão suas práticas divulgadas em publicação distribuída na data da Cerimônia de Entrega do Prêmio e reconhecimento público no portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os ganhadores receberão Troféu e Placa de Menção Honrosa. Todos os Finalistas receberão certificado de participação.
Prepare-se para a Grande Festa das Ações Inclusivas no dia 12/12/2012.
Informações sobre o III Prêmio  Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência: http://pgsp.sedpcd.sp.gov.br/
Enviar inscrição para: premioinclusivo@sp.gov.br
Fone: (11) 5212.3701 - Assessoria de Comunicação Institucional, com Isabel (misabelsilva@sp.gov.br)

sábado, 29 de setembro de 2012

Recusos de Acessibilidade

Em função das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são muitas vezes excluídas do convívio social. No propósito de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias Assistivas que tentam minimizar as dificuldades de acesso de pessoas com deficiências com o uso dos recursos da tecnologia.

Alguns recursos de acessibilidade oferecidos são:

- Capacete com Ponteira: É uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.


- Pulseira de pesos: Utilizada para diminuir movimentos involuntários causados pela paralisia.
 Mascara de teclado (Colméia): Tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione teclas indesejadas .


- Mouse : Mouse adaptado com três teclas individuais grandes que permitem o clique, duplo clique e "arrastar".



Para saber mais sobre Inclusão Digital é só acessar o site abaixo:





Livros Falados


Cada vez mais escolas (públicas ou não) buscam formas de garantir a inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Para ensinar língua portuguesa a deficientes visuais, é comum associar o ato de ler ao braile, sistema de linguagem que funciona pelo tato. Mas nem todos os jovens já estão preparados para entender esse idioma. É aí que vem à tona a importância dos audiolivros . Com isso, os deficientes visuais passaram a ter acesso à literatura usando a audição. ( clique no link para baixar livros falados e conhecer mais sobre projetos nessa área).



Jogos Educativos Online




Segue o link de uma página da internet com vários joguinhos online que despertam o interesse das crianças e proporciona, além de diversão, a oportunidade de desenvolver o coordenação motora, a memória e o raciocínio lógico.