sábado, 15 de março de 2014

Projeto Leitura e Produção de Texto - 

Filme: Diário de um Banana








Projeto Leitura e Produção de Texto.
Filme: Diário de um Banana. 
Livro:Diário Diário de um Banana
5º Ano C Turno da Tarde
Professora: Alessandra Monteiro









JUSTIFICATIVA:

  Estamos vivenciando muito alunos com dificuldades 
em leitura e produção de texto.
 Escrever hoje me dia já não é uma forma atrativa para os alunos, portanto podemos inovar com novas possibilidades para incentiva-los tanto a ler e escrever.
 O nosso desafio enquanto mestres responsáveis pelos processos de ensino aprendizagem é criar situações para que permita o aluno a ter prazer em ler.
 Assim estaremos formando grandes leitores e escritores para uma nova sociedade.
  Para aprender a escrever, é fundamental que o aluno tenha muitas oportunidades de fazê-lo, mesmo antes de saber grafar corretamente as palavras: quanto mais fazer isso mais aprenderá sobre o funcionamento da escrita. A oportunidade de escrever quando ainda não sabe permite que a criança confronte hipóteses sobre a escrita e pense em como ela se organiza, o que representa, para que serve.
  Ler e escrever na escola deve transceder a decodificação do código escrito, deve fazer sentido e estar vinculado à vida da criança, deve possibilitar a sua inserção no meio cultural por isso desenvolverei a seguinte atividade:


OBJETIVO:

  Promover a leitura escrita de um diário, de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, e principalmente, 
despertar o gosto pela leitura.

Objetivos Específicos 
  • Desenvolver no aluno gosto para leitura
  • Dar condições para que o aluno faça suas produções de  forma espontânea;
  • Aperfeiçoar quanto a produção de textos em geral;
  • Ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
  • Compreender as leituras produzidas;
  • Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico;
  • Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
  • Identificar o diário como gênero, suas características estruturais e funcionais. 
  • Criar condições para a criança utilizar a escrita e o registro em situação real de escrita;
  • Criar um objeto de avaliação e acompanhamento do registro e escrita da criança;
  • estimular os alunos a registrar, escrever;
  • Incentivar a criança a escrever como ela acredita que deve ser, neste primeiro momento;


CONTEÚDOS:

  •        Aquisição da escrita;
  •       Uso das letras para o aluno contar, registrar fatos sobre o final de semana;


DESENVOLVIMENTO 

  • Assistir o filme "Diário de um banana" na lousa digital na escola;
  • Promover um debate sobre o filme;
  • Ler um dos volumes do livro para os alunos, como motivação;
  • Possibilitar que todos tenham acesso a leitura do livro "Diário de um banana";
  • A professora escreverá seu próprio diário e fará leitura para os alunos;
  • Propor aos alunos que façam um diário;
  • Semanalmente deixar livre para lerem suas produções;
  • Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção. 
  • Expor para os alunos o motivo de ter um diário;
  • Toda segunda-feira cada criança relata como foi o seu final de semana, o que fez ( HORA DA NOVIDADE) com o seguinte tema "Pequenas Felicidades";
  • Pedir que cada criança registre no diário, o registro pode ser através de desenhos ou escrita;
  • Na quarta-feira os alunos poderão escrever no diário  uma poesia;
  • Na sexta-feira será o dia em que escreverão a letra de uma música seguindo a ordem alfabética .
  • Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. 
  • Cópia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipóteses de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita.
CULMINÂNCIA:

  Passeio a Biblioteca Municipal, e em seguida, degustação de sorvete com  de banana.

AVALIAÇÃO:

  A avaliação é constante( permanente) levando em conta os registros de cada etapa do projeto.



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