ATIVIDADE UTILIZANDO SITE EDUCATIVO
1. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Atividade do site: “As Letras”
> Tirinhas com voz de
desenho animado para se divertir e aprender a gostar da leitura.
> Período de
desenvolvimento: 04 aulas
2. Características sensoriais e cognitivas são exigidas
do aluno para realização da atividade:
> Visão, audição, raciocínio, escrita,
leitura, semelhanças e diferenças e a criação de uma história em tirinhas com
tema sugerido pelos alunos.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
> Interpretação, compreensão, atenção e
conhecimentos prévios sobre Historinhas em Tirinhas.
4.
Conteúdo:
> Gênero Textual.
> Valores/Alfabeto
> Tirinhas Interativas Kit leitura.
5. Objetivos:
> Desenvolver conhecimentos da língua portuguesa.
> Despertar para a prática da leitura e
figuras visuais para manuseio e memorização.
> Produzir textos críticos e reflexivos sobre
um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.
> Encontrar/buscar autonomia para a
realização das atividades propostas.
> Exposição da atividade no mural virtual.
6. Desenvolvimento da atividade:
> Conversa informal sobre: São histórias
curtas, contém no máximo 4 quadrinhos; Possuem pelo menos um ou dois
personagens;
> Trazem temas reflexivos sobre questões atuais.
> Trazem temas reflexivos sobre questões atuais.
> Observar a leitura e os comentários que
fazem durante esse processo de troca de informações.
> Após esse momento é hora de ouvir as
histórias interativas e se divertir.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia
assistiva):
> Computador/Xérox da tirinhas e Glogster
(criar juntamente com o aluno um cartaz virtual onde ficará registrado todo o
trabalho elaborado).
8.
Estratégias de
acompanhamento da atividade:
> Explicação do conteúdo com
questionamentos.
Amostras de várias
tirinhas que pode ser encontradas em livros, jornais e gibis.
9.
Avaliação:
> Peça que cada
aluno crie uma tirinha, utilizando um tema contextualizado pela turma. Corrija
o que for necessário e exponha o trabalho de seus alunos em um mural.
10. Observação:
> A atividade foi muito prazerosa e
satisfatória, pois, a aprendizagem foi atingida durante cada momento da
realização de cada parte da atividade. Ocorreu uma boa interação entre os
colegas, aceitando as sugestões e intervenções tanto pedagógica (educador) como
dos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário