Plano de Aula Atividade Interdisciplinar Turma da Mônica/ Conceitos e Letra Inicial
Dados de
Identificação:
Site: http://www.monica.com.br
Atividade do site: (personagens da Turma da Mônica)
Período de desenvolvimento da atividade: 2 aulas
2.
Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização
da atividade:
Ø
Compreender e discriminar os conceitos em cima e embaixo;
Ø
Promover
o desenvolvimento da coordenação motora da criança,
através da pintura;
Ø
Reconhecer a posição de cada personagem;
Ø
Estimular a atenção, concentração,raciocínio
através de jogo da memória.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
Ø
Estimular a percepção visual,
auditiva e motora;
Ø
Diferenciar igual de
diferente/pares;
Ø
Contribuir para o conhecimento
das ferramentas e possibilidades de pesquisa que a tecnologia pode oferecer;
Ø
Estimular a socialização;
Ø
Organizar o espaço.
4. Objetivos:
Ø
Reconhecer cada letra do alfabeto
e o som que cada uma tem;
Ø
Estimular a reconhecer as letras
do alfabeto em várias situações do cotidiano;
Ø
Desenvolver habilidade de
organização;
Ø
Ampliar o vocabulário e identificar a escrita do próprio nome e
Ø
Apropriar-se de novas palavras com significado.
5. Conteúdo:
Ø
Leitura e Escrita de nomes próprios
6. Desenvolvimento da atividade:
6. Desenvolvimento da atividade:
Ø
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e
ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis,
cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes).
Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada
um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
7. Recursos de
apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Ø
Computador, Internet e
PowerPoint.
8. Estratégias
de acompanhamento da atividade:
Ø
Observar se os alunos estão
compreendendo as comandas
Ø
Garantir que as comandas sejam
realizadas de maneira satisfatória, fazendo intervenções sempre que necessária.
9. Observações:
Ø
Desenvolver a habilidade dos
alunos para a escrita do seu nome e dos colegas.
Ø
Todas essas situações e outras têm como objetivo que as
crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do
cotidiano.
Ø
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário