quarta-feira, 31 de outubro de 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Plano de Aula
Plano de Aula Atividade Interdisciplinar Turma da Mônica/ Conceitos e Letra Inicial
Dados de
Identificação:
Site: http://www.monica.com.br
Atividade do site: (personagens da Turma da Mônica)
Período de desenvolvimento da atividade: 2 aulas
2.
Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização
da atividade:
Ø
Compreender e discriminar os conceitos em cima e embaixo;
Ø
Promover
o desenvolvimento da coordenação motora da criança,
através da pintura;
Ø
Reconhecer a posição de cada personagem;
Ø
Estimular a atenção, concentração,raciocínio
através de jogo da memória.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
Ø
Estimular a percepção visual,
auditiva e motora;
Ø
Diferenciar igual de
diferente/pares;
Ø
Contribuir para o conhecimento
das ferramentas e possibilidades de pesquisa que a tecnologia pode oferecer;
Ø
Estimular a socialização;
Ø
Organizar o espaço.
4. Objetivos:
Ø
Reconhecer cada letra do alfabeto
e o som que cada uma tem;
Ø
Estimular a reconhecer as letras
do alfabeto em várias situações do cotidiano;
Ø
Desenvolver habilidade de
organização;
Ø
Ampliar o vocabulário e identificar a escrita do próprio nome e
Ø
Apropriar-se de novas palavras com significado.
5. Conteúdo:
Ø
Leitura e Escrita de nomes próprios
6. Desenvolvimento da atividade:
6. Desenvolvimento da atividade:
Ø
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e
ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis,
cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes).
Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada
um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
7. Recursos de
apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Ø
Computador, Internet e
PowerPoint.
8. Estratégias
de acompanhamento da atividade:
Ø
Observar se os alunos estão
compreendendo as comandas
Ø
Garantir que as comandas sejam
realizadas de maneira satisfatória, fazendo intervenções sempre que necessária.
9. Observações:
Ø
Desenvolver a habilidade dos
alunos para a escrita do seu nome e dos colegas.
Ø
Todas essas situações e outras têm como objetivo que as
crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do
cotidiano.
Ø
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
ATIVIDADE UTILIZANDO SITE EDUCATIVO
ATIVIDADE UTILIZANDO SITE EDUCATIVO
1. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Atividade do site: “As Letras”
> Tirinhas com voz de
desenho animado para se divertir e aprender a gostar da leitura.
> Período de
desenvolvimento: 04 aulas
2. Características sensoriais e cognitivas são exigidas
do aluno para realização da atividade:
> Visão, audição, raciocínio, escrita,
leitura, semelhanças e diferenças e a criação de uma história em tirinhas com
tema sugerido pelos alunos.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
> Interpretação, compreensão, atenção e
conhecimentos prévios sobre Historinhas em Tirinhas.
4.
Conteúdo:
> Gênero Textual.
> Valores/Alfabeto
> Tirinhas Interativas Kit leitura.
5. Objetivos:
> Desenvolver conhecimentos da língua portuguesa.
> Despertar para a prática da leitura e
figuras visuais para manuseio e memorização.
> Produzir textos críticos e reflexivos sobre
um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.
> Encontrar/buscar autonomia para a
realização das atividades propostas.
> Exposição da atividade no mural virtual.
6. Desenvolvimento da atividade:
> Conversa informal sobre: São histórias
curtas, contém no máximo 4 quadrinhos; Possuem pelo menos um ou dois
personagens;
> Trazem temas reflexivos sobre questões atuais.
> Trazem temas reflexivos sobre questões atuais.
> Observar a leitura e os comentários que
fazem durante esse processo de troca de informações.
> Após esse momento é hora de ouvir as
histórias interativas e se divertir.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia
assistiva):
> Computador/Xérox da tirinhas e Glogster
(criar juntamente com o aluno um cartaz virtual onde ficará registrado todo o
trabalho elaborado).
8.
Estratégias de
acompanhamento da atividade:
> Explicação do conteúdo com
questionamentos.
Amostras de várias
tirinhas que pode ser encontradas em livros, jornais e gibis.
9.
Avaliação:
> Peça que cada
aluno crie uma tirinha, utilizando um tema contextualizado pela turma. Corrija
o que for necessário e exponha o trabalho de seus alunos em um mural.
10. Observação:
> A atividade foi muito prazerosa e
satisfatória, pois, a aprendizagem foi atingida durante cada momento da
realização de cada parte da atividade. Ocorreu uma boa interação entre os
colegas, aceitando as sugestões e intervenções tanto pedagógica (educador) como
dos colegas.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Notícia relevante do Munícipio/Severínia
Este site contém algumas danças da "Festa da Nações de 2012", esta festa ocorre todo ano, esse é o 11º ano que acontece na cidade.É uma festa muito conhecida pelas cidades vizinhas onde contamos com o apoio da prefeitura municipal ,porém são as escolas juntamente com toda a sua equipe( funcionários e professores) que contribui para que aconteça,juntamente com os projetos que há em período inverso as aulas. Cada escola fica responsável por um país, enfeitam as barracas,há comídas típicas de cada país e danças diversas de vários países. E todas as comidas e outros produtos que são vendidos o lucro fica para as escolas, uso exclusivo de cada uma para a realização de compras de materias conforme a necessidade particular de cada uma unidade escolar fazendo a escolha no coletivo no que se deve comprar.
Temos na cidade o "Centro Educacional Especializado" onde há alunos de inclusão que frequentam em um só período podendo realizar vários tipos de atividades lúdicas, artesanatos,culinaria e outros,...no preiodo da "Festa das Nações" participam com a barraca da escola e todo material que é vendido também como artesanato e outros, fica o lucro para o Centro Educacional Especializado."
http://blogotavio09.blogspot.com.br/2012/08/11-festa-das-nacoes-de-severinia.html
Temos na cidade o "Centro Educacional Especializado" onde há alunos de inclusão que frequentam em um só período podendo realizar vários tipos de atividades lúdicas, artesanatos,culinaria e outros,...no preiodo da "Festa das Nações" participam com a barraca da escola e todo material que é vendido também como artesanato e outros, fica o lucro para o Centro Educacional Especializado."
http://blogotavio09.blogspot.com.br/2012/08/11-festa-das-nacoes-de-severinia.html
Meu Glogster
Espero que todos gostem do meu 1º cartaz virtual.
A sensação de aprender,buscar autonomia é algo incoparável em qualquer período da nossa vida..."Somos Eternamente Aprendizes!"
http://www.glogster.com/alessandra73/mail-glog-by-alessandra73/g-6l6tlpi5vu60qfak6fuqka0
A sensação de aprender,buscar autonomia é algo incoparável em qualquer período da nossa vida..."Somos Eternamente Aprendizes!"
http://www.glogster.com/alessandra73/mail-glog-by-alessandra73/g-6l6tlpi5vu60qfak6fuqka0
domingo, 21 de outubro de 2012
Interessante
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos
nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso
aprendemos sempre."
Paulo Freire
Paulo Freire
Método das Boquinhas
Fiz o curso 20/10/2012 e achei muito interessante por isso compartilho aqui com vcs!!!!
Acredito que vcs vão gostar,podemnos auxiliar muito no trabalho no AEE.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Interessante
Um deles foi Lucas Botti, professor de Libras, surdo, eleito em Ibiporã-PR. O outro foi José Carlos Silva, sanoneiro, cego, 38 anos, em Lagoa do Carro-PE. Confira em http://www.cadeirando.blogspot.com.br.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)