Projeto Leitura e Produção de Texto -
Filme: Diário de um Banana
Projeto Leitura e Produção de Texto.
Filme: Diário de um Banana.
Livro:Diário Diário de um Banana
5º Ano C Turno da Tarde
Professora: Alessandra Monteiro
JUSTIFICATIVA:
Estamos vivenciando muito alunos com dificuldades
em leitura e produção de texto.
Escrever hoje me dia já não é uma forma atrativa para os alunos, portanto podemos inovar com novas possibilidades para incentiva-los tanto a ler e escrever.
O nosso desafio enquanto mestres responsáveis pelos processos de ensino aprendizagem é criar situações para que permita o aluno a ter prazer em ler.
Assim estaremos formando grandes leitores e escritores para uma nova sociedade.
Para aprender a escrever, é fundamental que o aluno tenha muitas oportunidades de fazê-lo, mesmo antes de saber grafar corretamente as palavras: quanto mais fazer isso mais aprenderá sobre o funcionamento da escrita. A oportunidade de escrever quando ainda não sabe permite que a criança confronte hipóteses sobre a escrita e pense em como ela se organiza, o que representa, para que serve.
Ler e escrever na escola deve transceder a decodificação do código escrito, deve fazer sentido e estar vinculado à vida da criança, deve possibilitar a sua inserção no meio cultural por isso desenvolverei a seguinte atividade:
OBJETIVO:
Promover a leitura escrita de um diário, de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, e principalmente,
despertar o gosto pela leitura.
Objetivos Específicos
- Desenvolver no aluno gosto para leitura
- Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea;
- Aperfeiçoar quanto a produção de textos em geral;
- Ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
- Compreender as leituras produzidas;
- Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico;
- Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
- Identificar o diário como gênero, suas características estruturais e funcionais.
- Criar condições para a criança utilizar a escrita e o registro em situação real de escrita;
- Criar um objeto de avaliação e acompanhamento do registro e escrita da criança;
- estimular os alunos a registrar, escrever;
- Incentivar a criança a escrever como ela acredita que deve ser, neste primeiro momento;
CONTEÚDOS:
- Aquisição da escrita;
- Uso das letras para o aluno contar, registrar fatos sobre o final de semana;
DESENVOLVIMENTO
- Assistir o filme "Diário de um banana" na lousa digital na escola;
- Promover um debate sobre o filme;
- Ler um dos volumes do livro para os alunos, como motivação;
- Possibilitar que todos tenham acesso a leitura do livro "Diário de um banana";
- A professora escreverá seu próprio diário e fará leitura para os alunos;
- Propor aos alunos que façam um diário;
- Semanalmente deixar livre para lerem suas produções;
- Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.
- Expor para os alunos o motivo de ter um diário;
- Toda segunda-feira cada criança relata como foi o seu final de semana, o que fez ( HORA DA NOVIDADE) com o seguinte tema "Pequenas Felicidades";
- Pedir que cada criança registre no diário, o registro pode ser através de desenhos ou escrita;
- Na quarta-feira os alunos poderão escrever no diário uma poesia;
- Na sexta-feira será o dia em que escreverão a letra de uma música seguindo a ordem alfabética .
- Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo.
- Cópia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipóteses de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita.
CULMINÂNCIA:
Passeio a Biblioteca Municipal, e em seguida, degustação de sorvete com de banana.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é constante( permanente) levando em conta os registros de cada etapa do projeto.
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário