Atividades Abolição da Escravatura - 13 de maio
ATIVIDADE
Texto 1
E é com bela caneta de ouro que ela assina a lei que a nação enternecida cognominou de “áurea”. Na rua, a multidão em altos brados exige a presença de Isabel. E a princesa aparece á janela, tendo ainda na mão a pena que acabou de dar a liberdade á raça negra do Brasil. Na praça inteira, o povo agita os braços festivamente, em pleno delírio:
- Redentora! Redentora! Redentora!
E, quando o escritor da rua se vai apagando, no salão uma voz se alteia, num brando que a todos surpreende:
- Meu Deus! Meu Deus! Já não há mais escravos em nossa terra (...).
O que se segue depois que Isabel, com sua assinatura, sanciona a lei, são festas, mais festas na cidade inteira, em todas as cidades, em todo pais. Festas durante meses. Festas nas ruas, festas nos corações.
Festa no coração dos negros, que ficaram livres do cativeiro que os atormentava. Festa também no coração dos brancos, que livres ficaram da nódoa que lhes desonrava a pátria.
Texto 2
O titulo de “Redentora”, consagrada pelos áulicos da História oficialista á princesa Isabel, não passa de mais uma falácia com que se costuma enganar nosso estudantes de História. A Abolição não proveio do bondoso coração da regente. Foi produto de uma luta violenta, sangrenta, cheia de heróis anônimos. Foi produto também do desespero de uma monarquia decrépita, já desprovida de bases de apoio social, condenada, e que agiu como o afagado: agarrou-se a uma palha. Só que já era tarde demais.
1º) Circule nos dois textos as palavras que você não conhece, procure no dicionário o significado e faça um vocabulário nas linhas abaixo:
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
2º) Relacionem os textos procurando compreender:
a) Sobre o que falam:
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
b) Os principais sujeitos históricos focalizados:
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
c) Em que sentido os dois textos se parecem?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
d) Em que sentido os dois textos se diferenciam?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
3º) Os dois textos apresentam uma mesma interpretação a respeito da abolição da escravidão e do papel da princesa Isabel no processo?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
4º) Qual a sua opinião em relação a essas duas formas de interpretar este fato histórico?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
Agora é hora de você pesquisar!
- O que é intolerância?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é Xenofobia?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é preconceito?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é "Estereótipos"?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é Apartheid?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é discriminação?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
- O que é Racismo Aberto e oculto?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
5º) Você acha que a pobreza tem alguma relação com a discriminação racial? Registre a sua opinião nas linhas abaixo e depois discuta em sala com sua turma.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário